A gestão de pessoas funciona como uma ponte entre a empresa e o colaborador, colocando seus objetivos e valores em sintonia para promover o crescimento mútuo. Seu papel é garantir profissionais bem treinados, equipados e engajados, dispostos a se dedicar à empresa e motivados para avançar na carreira.

Com as profundas mudanças nas relações de trabalho, a gestão de pessoas vem ganhando protagonismo nas empresas, pois nunca foi tão urgente cuidar do capital humano para garantir vantagem competitiva. Definitivamente, as pessoas se tornaram os ativos mais valiosos das organizações — e não mais simples funcionários que podem ser substituídos.

Prova disso é que as empresas com colaboradores engajados alcançam níveis 21% maiores de lucratividade, conforme dados de 2018 da Gallup. No entanto, a situação é preocupante: 85% dos profissionais ao redor do mundo não se sentem motivados no trabalho ou estão insatisfeitos, segundo o relatório Global Human Capital Trends 2019, publicado pela Deloitte.

Ou seja: há muito trabalho pela frente para a gestão de pessoas, e as empresas que quiserem permanecer competitivas precisam dar atenção especial ao seu capital humano.

Os principais pilares que sustentam essa disciplina organizacional são:

1. Engajamento
Ficou claro que o engajamento é um dos pilares mais importantes da gestão de pessoas, pois a motivação é o combustível que move os talentos para alcançar resultados extraordinários. Para manter os colaboradores engajados, a empresa deve:

  • Entender as necessidades de seus colaboradores, usando ferramentas como pesquisas de satisfação e entrevistas, e adaptar os incentivos e recompensas a essas preferências
  • Deixar claras as metas de cada profissional e o impacto de seu trabalho no sucesso da organização
  • Promover a diversidade e inclusão, reconhecendo a importância de equipes plurais e oportunidades iguais.

2. Comunicação
A comunicação é outro pilar que sustenta a gestão de pessoas, pois garante o acesso à informação e a colaboração contínua entre as equipes. Além de criar uma cultura de diálogo aberto, é importante que a empresa adote tecnologias como redes sociais corporativas, softwares colaborativos, aplicativos de mensagens e outras ferramentas que facilitam a integração entre pessoas.

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, de 2019, as empresas que conseguem manter seus colaboradores conectados e em diálogo constante têm um aumento de produtividade entre 20% e 25%.

3. Desenvolvimento de talentos
O treinamento e desenvolvimento de talentos é fundamental para promover o aprendizado dos colaboradores, ampliar competências e oferecer oportunidades de crescimento na empresa. Segundo um estudo da ClearCompany, publicada na HR Exchange Network, 68% dos colaboradores consideram o T&D a política mais importante da gestão de pessoas.

4. Aquisição e retenção de talentos
As estratégias de aquisição e retenção de talentos também estão no escopo da gestão de pessoas, que tem a responsabilidade de selecionar os profissionais mais compatíveis com cultura e objetivos da organização — além de garantir que eles permaneçam na empresa. No cenário atual de guerra por talentos no mercado, é ainda mais importante garantir a atratividade da empresa para o profissional e reduzir o índice de turnover.

5. Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho é um pilar crítico da gestão de pessoas, pois conecta as estratégias de mensuração de performance, desenvolvimento, promoções e recompensas. Além de garantir o feedback produtivo e contínuo aos colaboradores, a empresa deve vincular as recompensas e planos de carreira à performance e potencial de cada um, com total transparência.

6. Recompensa e Reconhecimento
A recompensa e reconhecimento estão diretamente ligados ao engajamento e abrangem políticas de RH, salários, benefícios, programas de incentivo e outras formas de retribuir e motivar os colaboradores. Muito além de um salário justo, os profissionais de hoje querem trabalhar com propósito, ser reconhecidos por seus gestores e ter oportunidades de crescer.

Segundo o estudo 2018 Global Talent Trends, da Mercer, estas são algumas das prioridades dos colaboradores atuais:

  • Horários flexíveis e possibilidades de home office para facilitar a conciliação entre vida pessoal e profissional
  • Compromisso da empresa com a saúde (física, mental, emocional e financeira) do colaborador e programas de bem-estar
  • Propósito e valores inspiradores que dão significado ao trabalho diário.

7. Liderança
Por fim, desenvolver lideranças capazes de inspirar pessoas é o pilar que garante os planos sucessórios da empresa e a torna atrativa para os profissionais. De acordo com uma pesquisa da Gartner, de 2020, uma das três prioridades atuais dos líderes de gestão de pessoas é “fortalecer as lideranças atuais e futuras da organização”.